Parceria Sebrae

O que é?

O Sebraetec é um produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para sua empresa. O Sebraetec conecta os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos que atendem em todo território brasileiro.

Os serviços oferecidos no Sebraetec promovem a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Com essa proposta, o Sebraetec busca fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios brasileiros, estimulando a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que elas possam superar limitações e barreiras tecnológicas e estar incluídas em processos de inovação e tecnologia.

Dentre os serviços contemplados, o Sebraetec disponibiliza: consultoria tecnológica, serviços metrológicos, avaliação de conformidade (certificação) e prototipagem.

Benefícios

  • Conexão com a rede de prestadores de serviços tecnológicos especialistas nas necessidades dos pequenos negócios;
  • Acompanhamento do Sebrae para assegurar os melhores resultados para sua empresa;
  • Atendimento aos pequenos negócios de todos os setores (indústria, agronegócio, comércio e serviços);
  • Melhor relação custo-benefício dos investimentos em inovação e tecnologia. Os preços dos serviços do Sebraetec contam com subsídio de até 70% pago pelo Sebrae;

Quem pode participar?

Todos os pequenos negócios, desde que faturem até R$ 4,8 milhões por ano:

  • Empreendimentos (Microempresa – ME, Empresa de Pequeno Porte – EPP e Microempreendedor Individual – MEI) regularizados perante o poder público através do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
  • As pessoas físicas que estejam registradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e tenham a Carteira Nacional do Artesão ou Carteira Nacional de Trabalhador Manual (com a carteira válida no momento do atendimento);
  • Os produtores rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF), declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); ou Registro de Pescador.

Design

Processo intelectual, técnico e criativo de concepção, que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto, focado no usuário, com uma abordagem integrada de produto, serviço, comunicação e/ou ambiente para a empresa.

  • Inclui: Design de comunicação, design de ambiente, design de serviços e design de produto.

Produção e Qualidade

Ações que permitam conhecer e melhorar os processos produtivos das empresas, desde o recebimento das matérias-primas até a disponibilização do produto/serviço para o cliente final, incluindo melhorias que visam aumento de produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos.

Também inclui ações que orientem as empresas na adequação de seus processos, produtos e serviços para atender requisitos especificados em normas e regulamentos técnicos, bem como na introdução de mecanismos na empresa que lhe ajudem na gestão da qualidade do negócio e de seus produtos/serviços.

  • Inclui: mapeamento e melhoria de processos, cadeia de suprimentos, gestão da qualidade e certificação/inspeção.

Desenvolvimento tecnológico

Ações que visam desenvolver e melhorar os produtos das empresas, bem como planejar, adequar ou implementar novas tecnologias e inovações nas empresas para que elas possam obter novos processos e produtos/serviços que atendam de forma personalizada suas demandas.

Incluem as ações para apoiar o desenvolvimento experimental, as ações das fases finais de desenvolvimento e, fundamentalmente, a introdução de inovações de produto e de processo que são novas para a empresa, assim como as ações relacionadas à propriedade intelectual e à gestão da inovação.

  • Inclui: gestão da inovação, propriedade intelectual, melhoria genética e biotecnologia, desenvolvimento de produto, planejamento tecnológico e transformação digital.

Sustentabilidade

Gestão sustentável na empresa, considerando os pilares ambiental, econômico e social. Abordagem na qual a empresa busca não só o resultado econômico, mas também os resultados ambiental e social, procurando, além disso, alinhamento às exigências de mercado. Nessa perspectiva, o bem-estar das pessoas, a preservação da natureza e os lucros estão integrados ao negócio e não podem ser dissociados.

  • Inclui: Saúde e segurança no trabalho, eficiência energética, resíduos, gestão da sustentabilidade e água, ar e solo.

Como ter acesso e solicitar o serviço

Basta ir até o ponto de atendimento do Sebrae de sua região com sua identidade e com o número do CNPJ de sua empresa. Durante o atendimento, você deve explicar a situação da sua empresa e indicar em que ponto há a necessidade de inovar. Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para viabilizar a inovação na sua empresa.


Você já pensou em economizar até 80% dos custos do seu projeto?

programa SEBRAETEC.


Siga nosso
Instagram